Você está visualizando atualmente Bolsonaro vai encarar líderes mundiais na Cúpula do Meio Ambiente

Bolsonaro vai encarar líderes mundiais na Cúpula do Meio Ambiente

Bolsonaro vai encarar líderes mundiais na Cúpula do Meio Ambiente

Pressionado pela comunidade internacional a melhorar a sua política ambiental, sobretudo para diminuir os índices de destruição na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reunirá nesta semana com as principais lideranças do mundo na Cúpula do Meio Ambiente promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Embora o mandatário brasileiro tenha garantido ao colega norte-americano, em carta à Casa Branca, os compromissos de acabar com o desmatamento ilegal até 2030 e reduzir gradativamente as emissões de gases de efeito estufa, a tendência é de que ele encare um ambiente hostil no evento, com muita desconfiança quanto às suas promessas. Especialistas apontam que o Brasil chega ao encontro de forma vergonhosa.

Não bastasse a descrença nas palavras de Bolsonaro, o Brasil chega ao encontro mundial em meio a denúncias contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de que teria cometido os crimes de organização criminosa e advocacia administrativa ao proteger desmatadores ilegais na Floresta Amazônica.

Nos primeiros anos do mandato de Bolsonaro, o país registrou dois dos maiores índices de incêndios florestais na última década, com 197,6 mil focos em 2019 e 222,8 mil focos (o mais alto do período) em 2020, segundo números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) — e um aumento no desmatamento da Amazônia,

O ministro Ricardo Salles também é apontado como autor de desmontes em instituições a exemplo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele deve enfrentar na cúpula a prova de fogo para permanecer no cargo. Salles permanece na mira do Centrão e precisa trazer ao país algum resultado, por isso, tem se movimentado amplamente, em diversas reuniões com autoridades.

Continue sempre bem informado.Assine o Estado de Minas
Joe Biden, organizador do evento, tem em mãos carta escrita por senadores norte-americanos condenando as políticas ambientais promovidas por Bolsonaro justamente porque elas “dão sinal verde para os criminosos que operam na Amazônia, permitindo-lhes expandir dramaticamente suas atividades”.

“Tanto o Brasil quanto os Estados Unidos devem fazer mais para desenvolver políticas fortes de gestão ambiental e florestal. Isso só poderá ser feito, no entanto, se o governo Bolsonaro começar a levar a sério os compromissos climáticos — e somente se proteger, apoiar e se envolver de maneira significativa com os muitos brasileiros que podem ajudar o país a cumprir esses compromissos”, diz o texto escrito pelos senadores.

Para defensores da causa ambiental, a expectativa é de que não haja um acordo entre os Estados Unidos e o Brasil, porque é necessário ainda uma maior negociação. O que está claro é que o governo busca, desesperado, recursos de países estrangeiros. Salles tem condicionado o recebimento de verba ao controle do desmatamento no país.
Apesar de não se esperar que haja assinatura de um acordo, especialistas, ainda assim, temem que os EUA não se comprometam a mobilizar países para garantir repasses ao Brasil sem um compromisso e metas sérias por parte do governo Bolsonaro.

Na última sexta-feira, o enviado especial para clima de Biden, John Kerry, publicou em seu Twitter que é importante o compromisso com o fim do desmatamento ilegal feito por Bolsonaro na carta enviada, mas que espera ansiosamente por “ações imediatas e o engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil para que este anúncio possa gerar resultados tangíveis”.

Titular sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Roberto Jacobi afirma que é preocupante a possibilidade de um acordo entre os dois países sem um compromisso sério de Bolsonaro, e que não se sabe ainda se o governo Biden pensa em “dar algum crédito de confiança a uma gestão ambiental desastrosa”. “Não dá para confiar”, afirma.

Coordenadora de Clima do Greenpeace, Fabiana Alves reforça que o medo é de que haja um acordo sem condicionantes firmes. “Tem que fazer negociação com um país que esteja entregando uma proteção da sua maior floresta tropical, e o Brasil não está entregando isso, assim como está violando de forma sistemática direitos humanos. É bastante sério os EUA negociarem com um governo assim”, ressalta. Fabiana afirma que os EUA deveriam pressionar o Brasil, e ela espera que isso aconteça.
Ambientalistas e entidades têm alertado nesse sentido. Na semana passada, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou um vídeo direcionado a Biden dizendo para que o presidente norte-americano não confie no presidente Jair Bolsonaro, e que não faça um acordo climático com ele.

Enfraquecido

A coordenadora do Greenpeace afirma que o Brasil chega à cúpula bastante enfraquecido, sem planos e com políticas públicas esvaziadas, para negociar com um país que já não é comandado por Donald Trump, mas sim por Biden, que se preocupa com a crise do clima.

Fabiana pontua que o governo nunca teve como prioridade as mudanças climáticas e o presidente sempre foi “cético em relação à ciência e não deu o devido valor para a contenção do desmatamento da Amazônia”.

O professor Jacobi ressalta que o país chega à cúpula “de uma forma vergonhosa”. “O que nós observamos é que o processo de desmonte e de falseamento das informações colocam o Brasil numa posição extremamente frágil. Essa mensagem que o presidente mandou ao Biden é vergonhosa, é quase que uma mensagem pedindo esmola. ‘Faremos isso se nos derem recurso’. A gente ficar nessa posição de pedir recurso para preservar é vergonhoso. O país está na contramão do que propõe essa reunião do clima”, diz.

Cobrança mira ações já efetivas

A postura vista nas últimas semanas no governo federal, que tenta passar a imagem de compromisso ambiental e condicionar o recebimento de recursos à preservação ambiental, vai na contramão de tudo o que foi visto desde que Bolsonaro assumiu a presidência.

O mandatário criticou por diversas vezes investimentos internacionais para preservação da Amazônia, dizendo que o país não precisava de dinheiro para esse fim. Em 2019, Alemanha e Noruega suspenderam os repasses do Fundo Amazônia e até hoje o Brasil não conseguiu reativar as contribuições, apesar das negociações que tentou conduzir.

Nas últimas semanas, o país tem desesperadamente tentado barganhar com os EUA. Além da carta enviada pelo presidente Jair Bolsonaro a Biden, foi divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo” que em reunião com a equipe de John Kerry, o ministro Ricardo Salles mostrou a imagem de um cão olhando para uma máquina de frango. Estaria escrito junto da imagem “expectativa de pagamento”.
Congressistas brasileiros acreditam que o governo Bolsonaro precisa dar provas mais consistentes aos líderes internacionais de que a política ambiental do país será corrigida.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, reclama que o governo tem assumido posicionamento diante da comunidade internacional de não reconhecer a crise climática e nem os espaços internacionais em que são discutidas saídas para amenizar o problema. Além disso, ele critica que, internamente, o Executivo não cumpriu nenhum dos compromissos que assumiu em encontros anteriores.

“O Brasil deveria adotar a política que historicamente adotou com relação ao meio ambiente, de participar de debates sobre mudanças climáticas para ter metas mais ambiciosas, sobretudo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa”, opina. Para o deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP), membro representante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, a cúpula representa momento decisivo para Bolsonaro.

“Não adianta fazer promessas para 2030, é preciso mostrar resultados em 2021. Haverá pressão de outros países porque o que está em jogo não é a soberania do Brasil, como diz o presidente, mas sim, o futuro do planeta. Portanto, o governo precisa apresentar alguma coisa muito concreta para melhorar a sua posição”, afirma. (AF e ST).

Fonte: Estado de Minas

Deixe um comentário