You are currently viewing Brasil cai quatro posições em ranking de combate à corrupção na América

Brasil cai quatro posições em ranking de combate à corrupção na América

Brasil cai quatro posições em ranking de combate à corrupção na América

O Brasil voltou a cair em um ranking do combate à corrupção na América Latina, organizado pela organização Council of the Americas. Em uma lista com as 15 maiores economias da região, o país ocupa o 10ª lugar- em 2021, era a sexta posição e, em 2019, a segunda colocação.

Anúncios

O relatório aponta que o Brasil vem decaindo nas ações de combate à corrupção desde 2019. Por mais que as capacidades legais e da sociedade civil estejam acima da média na região, o país tem deixado a desejar em na qualidade do seu legislativo e das legislações de financiamentos de campanha.

O Orçamento secreto pesou no declínio da nota. “O Brasil viu o seu declínio mais acentuado na questão legislativa e no processo legal, em meio a notícias da imprensa sobre alocações do Orçamento para aliados de Bolsonaro, cujo repasse não seria totalmente transparente”, diz o relatório.

Mesmo com o caso do Orçamento secreto, o país manteve a qualidade da sua imprensa e de organizações não governamentais, de acordo com o Council of The Americas. A lista é liderada pelo Uruguai, pelo segundo ano seguido.

Mais cedo, a Polícia Federal prendeu o ex-ministro da Educação de Jair Bolsonaro, Milton Ribeiro, por tráfico de influência durante seu mandato à frente da pasta. Milton permitia a dois pastores evangélicos que tratassem do encaminhamento de verbas da pasta, mediante cobrançaas de propina.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário