Você está visualizando atualmente Brasil reage ao veto dos EUA no Conselho de Segurança da ONU

Brasil reage ao veto dos EUA no Conselho de Segurança da ONU

Brasil reage ao veto dos EUA no Conselho de Segurança da ONU

O governo brasileiro lamentou que o veto dos Estados Unidos tenha impedido a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Uma nota oficial foi divulgada na tarde desta quarta-feira (18) pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o Palácio Itamaraty, o principal órgão para a manutenção da paz e da segurança internacional fica impedido de agir diante da “catastrófica crise humanitária” provocada pela guerra.

“O Brasil considera urgente que a comunidade internacional estabeleça um cessar-fogo e retome o processo de paz”, destaca trecho do texto.

A diplomacia brasileira diz que seguirá buscando construir acordos que aliviem a situação humanitária e contribuam para a realização da solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira, em reunião do Conselho de Segurança, a resolução proposta pelo Brasil sobre a resposta de Israel aos ataques terroristas do Hamas.

“Os Estados Unidos estão decepcionados que essa resolução não menciona o direito de Israel de autodefesa”, afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

O Hamas e Israel estão em guerra desde sábado (7) após o grupo terrorista iniciar ataques com cinco mil mísseis contra o território israelense.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário