Você está visualizando atualmente Câmara aprova novas regras para liberação de agrotóxicos

Câmara aprova novas regras para liberação de agrotóxicos

Câmara aprova novas regras para liberação de agrotóxicos

A Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência, mudanças na lei para agilizar o licenciamento de agrotóxicos no país, que agora passam a ser chamados de pesticidas. A proposta relatada pelo deputado Luiz Nishimori (PL-PR) passou no plenário com 301 votos favoráveis e 150 contrários. Todas as emendas e destaques apresentados por outros deputados foram rejeitados. Agora, o texto volta para o Senado.

O projeto aprovado fixa um prazo para a obtenção de registro de agrotóxicos no Brasil; centraliza no Ministério da Agricultura as tarefas de fiscalização e análise desses produtos para uso agropecuário; e permite a obtenção de registro temporário. Ambientalistas criticam a proposta alegando que isso trará riscos à saúde humana, argumento que é rebatido por ruralistas, queixosos da longa burocracia para liberar o uso de novos produtos nas lavouras.

De acordo com o texto, o prazo máximo para o registro varia de 30 dias (para pesquisa, por exemplo) a dois anos (produto novo ou matéria-prima nova). Atualmente, os pedidos podem demorar cerca de sete anos para terem um parecer definitivo. Com o projeto, caso o pedido de registro não tenha parecer conclusivo em até dois anos, o órgão registrante será obrigado a conceder um registro ou autorização temporária. Com informações da Agência Câmara.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário