Você está visualizando atualmente Candidato do PSOL derrota bolsonarista e é eleito em Belém: ‘Vitória contra o fascismo’

Candidato do PSOL derrota bolsonarista e é eleito em Belém: ‘Vitória contra o fascismo’

Candidato do PSOL derrota bolsonarista e é eleito em Belém: ‘Vitória contra o fascismo’

Edmilson Rodrigues (PSOL) foi eleito o novo prefeito de Belém, capital do Pará, superando o candidato do Patriota, delegado Everaldo Eguchi. O candidato da esquerda, que já foi prefeito entre 1997 e 2004, recebeu 390.723 (51,76%), enquanto Eguchi somou 364.095 votos (48,24%).

Foram computados 15.897 votos brancos e 29.295 nulos, somando 5,65%. No total, 209.721 de pessoas se abstiveram, o que representa 20,77% dos eleitores de Belém.

“Belém é uma capital da Amazônia, que está em foco diante do mundo pelas queimadas, o desmatamento, a grilagem, o genocídio contra indígenas, a violência contra os trabalhadores rurais sem-terra. Nós não enfrentamos um candidato liberal. Nós enfrentamos um candidato que representa o pensamento da extrema-direita. Então, foi uma vitória contra o fascismo e uma derrota para o presidente Bolsonaro que apoiou meu adversário.”

O prefeito eleito também elogiou o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no combate às fake news no pleito em Belém. “Muitos que votaram no meu adversário, não votaram por ser fascistas nem autoritários. Eles usaram muita fake news, nós tivemos várias decisões favoráveis a nós no Tribunal Regional Eleitoral. Mas quando você retira de quem publicou, ela já se espalhou para milhares de pessoas.”

O candidato da esquerda foi eleito pela coligação “Belém de Novas Ideias” composta pelo PSOL, PT, PDT, PCdoB, PCB, UP e Rede. No primeiro turno, Edmilson Rodrigues teve 34,22% dos votos válidos e o delegado Eguchi (Patriota) 23,06%. No segundo turno a diferença se ampliou ainda mais.

Deixe um comentário