Você está visualizando atualmente Corona-Jato | PF deflagra primeira operação no combate ao desvio de recursos destinados a combater o coronavírus

Corona-Jato | PF deflagra primeira operação no combate ao desvio de recursos destinados a combater o coronavírus

 

Corona-Jato | PF deflagra primeira operação no combate ao desvio de recursos destinados a combater o coronavírus

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) uma operação de combate a desvio de recursos destinados à compra de livros pela prefeitura de Aroreiras (PB) para divulgar informações sobre o coronavírus e ajudar a combater a pandemia de Covid-19.

De acordo com a PF, a compra dos livros foi feita sem licitação e com dinheiro do Fundo Nacional de Saúde. Três mandados de busca e apreensão foram emitidos para a casa do investigado, que não teve o nome revelado; uma empresa e para a prefeitura de Aroeiras.

A operação foi feita em conjunto com o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado da Paraíba, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da Paraíba.

“Restou demonstrado que livros e cartilhas similares estão disponibilizadas gratuitamente na página do Ministério da Saúde na internet. Ademais, a CGU apontou que um dos livros foi adquirido pelo município cerca de 330% acima do valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento correspondente a 48.272,00 reais”, disse à PF em comunicado.

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de inexigibilidade indevida de licitação e peculato. As penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão, de acordo com a PF.

Deixe um comentário