Covid-19 | Adultos com mais de 18 anos já podem tomar 3ª dose, informa Ministério da Saúde

Covid-19 | Adultos com mais de 18 anos já podem tomar 3ª dose, informa Ministério da Saúde

Covid-19 | Adultos com mais de 18 anos já podem tomar 3ª dose, informa Ministério da Saúde

Anúncios

Todos os adultos com mais de 18 anos poderão tomar a 3ª dose dose da vacina contra o coronavírus (a covid-19), a chamada dose adicional. Conforme anunciou o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (16), por meio do ministro Marcelo Queiroga. Além disso, o intervalo, que antes era de 6 meses, agora é de 5 meses.

“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, afirmou.

A princípio, a recomendação da dose adicional era apenas em maiores de 60 anos e profissionais de saúde, após seis meses do ciclo vacinal completo. Enquanto os imunossuprimidos poderiam tomar a terceira dose após 28 dias.

Expectativa

A expectativa do Ministério da Saúde é que 12,4 milhões de pessoas já possam tomar a dose adicional no mês de novembro.

Marcelo Queiroga afirmou que a preferência é que a vacina que a pessoas irá receber seja diferente daquela usadas na duas primeiras doses.

Assim como, a orientação é que seja o imunizante Pfizer, mas, em caso de falta desta vacina, também podem ser os imunizantes da Janssen e da Astrazeneca como dose adicional.

“É preferencial que essa aplicação seja com dose diferente, o que nós chamamos de vacinação heteróloga, e essa decisão é baseada na ciência”, disse.

Ainda não há uma definição sobre qual deverá ser a terceira dose aplicada em quem tomou as duas primeiras doses da Pfizer.

Bem como, em relação aos brasileiros que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e a segunda da Pfizer, a terceira dose deve ser também da Pfizer.

A ideia, segundo Queiroga, é que as doses necessárias sejam distribuídas na próxima semana, para que todos os adultos possam tomar 3ª dose.

Deixe um comentário