Você está visualizando atualmente Covid-19 | ANS retira obrigatoriedade de cobertura do teste sorológico por planos

Covid-19 | ANS retira obrigatoriedade de cobertura do teste sorológico por planos

Covid-19 | ANS retira obrigatoriedade de cobertura do teste sorológico por planos

A partir desta sexta-feira (17), os exames sorológicos para detecção da Covid-19 não fazem mais parte da lista de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Com isso, os consumidores terão de pagar o exame do próprio bolso.

A decisão foi tomada em reunião da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, e publicada no Diário Oficial de hoje. Na última terça-feira, a agência já havia derrubado na Justiça a liminar que obrigava convênios a cobrirem o teste que identifica se a pessoa desenvolveu anticorpos após exposição ao novo coronavírus.

O diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Sacarabel, disse na reunião que não há segurança sobre os benefícios da inclusão do exame e que a ação pode não ser benéfica para o consumidor. Segundo ele, a questão científica ainda está em análise, e a incorporação impacta diretamente nos custos assistenciais do sistema, que também são repassados aos usuários.

Sacarabel também lembrou que o teste RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 continua no rol de procedimentos básicos dos planos de saúde. A diretoria decidiu ainda, que a incorporação do exame sorológico voltará a ser debatida em audiência pública virtual na próxima sexta-feira (24).

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário