You are currently viewing Crise russa pode gerar complicações econômicas para o Brasil

Crise russa pode gerar complicações econômicas para o Brasil

Crise russa pode gerar complicações econômicas para o Brasil

Anúncios

Se a situação entre Rússia e Ucrânia escalar, será um cenário de total incerteza para a economia mundial, diz artigo de Miriam Leitão para O Globo. Nesta segunda-feira, (21), a bolsa de Moscou despencou e as ações da maior empresa petrolífera russa estão valendo 1/3 do valor do que valia no início do ano. Hoje, (22), o petróleo chegou a bater US$ 99.20/barril e o gás subiu 13%. A Rússia é um grande produtor de petróleo e o maior exportador de trigo do mundo.

O Brasil que vive um momento econômico difícil, em um ano que tenta sair da crise, poderia se aproveitar desta queda de 9% do dólar este ano, mas agora por conta dos preços destas commodities no mercado internacional, pode ter mais inflação.

Na Europa, a economia também se desorganizará. A Alemanha está transitando da energia nuclear para outras energias, como o gás da Rússia. O segundo gasoduto teve hoje a sua certificação suspensa pela Alemanha e isso afeta a Rússia e também a Alemanha. Fora que a Ucrânia é o quarto maior produtor de milho e terceiro maior exportador de trigo, outra commodity importante porque entra no complexo carne porque é insumo para ração para animais.

Objetivos e divergências: Entenda em oito perguntas a crise na Ucrânia e o risco de guerra
Com este clima, o mundo fica mais perigoso. E o que há de pior é a incerteza. Tudo o que o Brasil não precisava era esse cenário internacional, pois precisa retomar o crescimento, combater o desemprego, baixar a inflação. Se escalar é um cenário terrível. A Rússia é a segunda maior potência nuclear do mundo e grande potência militar. É um momento muito difícil da vida internacional.

Deixe um comentário