Você está visualizando atualmente Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

Com 42 votos, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente do Senado após a desistência de Renan Calheiros (MDB-AL). Desconhecido do cenário nacional, Alcolumbre tinha o apoio de Onyx Lorenzoni, ministro chefe da Casa Civil.

A vitória de Alcolumbre foi facilitada após a desistência de Renan Calheiros. Em rápido discurso ao votar na eleição para o Senado, Renan Calheiros retirou sua candidatura à presidência. Após discussão entre senadores, foi decidido pelo presidente da sessão, senador José Maranhão, que a votação deveria continuar.

Foi durante a segunda votação (a primeira foi anulada) que Renan retirou sua candidatura. Por isso houve uma discussão sobre se o processo teria que ser reiniciado, ou se a votação deveria continuar. No momento, a votação prossegue.

Primeira votação foi anulada

Após a contagem de votos da primeira eleição, foi constatado que havia 82 votos na urna, para um total de 81 senadores. Além disso, dois votos estavam fora dos envelopes. Após longa discussão e protestos de alguns senadores, foi decidido que haverá uma nova votação. As cédulas da primeira eleição foram destruídos em uma máquina.

Deixe um comentário