Você está visualizando atualmente Deltan diz que, “se Moro ainda fosse juiz”, PEC da Vingança atingiria CNJ

Deltan diz que, “se Moro ainda fosse juiz”, PEC da Vingança atingiria CNJ

Deltan diz que, “se Moro ainda fosse juiz”, PEC da Vingança atingiria CNJ

Em entrevista ao Papo Antagonista, o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol, reiterou suas críticas à PEC da Vingança, que aumenta a influência política sobre o Ministério Público, por meio do CNMP, colegiado que pune procuradores e promotores.

Deltan citou o fato de que o texto não prevê mudanças no CNJ, órgão que tem uma função análoga em relação a magistrados.

Segundo o ex-coordenador da Lava Jato, isso é um indicativo de que um dos objetivos da PEC é retaliar a operação. Para Deltan, se Sergio Moro ainda atuasse como juiz, o CNJ seria alvo da proposta.

“Se Moro estivesse como juiz, a mudança ia ser não só no CNMP, mas também no CNJ. Não se justifica uma PEC só para mudar o MP e não o CNJ. O único e verdadeiro abuso do Ministério Público foi colocar atrás das grades corruptos.”

Deltan mencionou ainda punições que recebeu do CNMP e disse que o órgão é mais eficiente que o CNJ.

“O CNMP me puniu por muito menos. Puniu por eu ter criticado o STF, por eu ter feito uma avaliação do senador Renan Calheiros. Se fosse qualquer coisa mais grave do que isso, teria sido punido dez vezes mais. O ambiente já não é favorável para a atuação contra pessoas poderosas.”

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário