Você está visualizando atualmente Encontro de Bolsonaro com Trump

Encontro de Bolsonaro com Trump

No próximo dia (19/03) o presidente Jair Bolsonaro, visitará o americano Donald Trump, este encontro irá resultar em uma declaração conjunta baseada em três pilares: a consagração dos valores comuns, o anúncio de medidas concretas – como a permissão de uso, por estrangeiros, da base de lançamentos de foguetes de Alcântara, no Maranhão – e a indicação de um caminho a ser perseguido na relação Brasil-EUA, especialmente nas áreas econômica e comercial. Segundo informações da Isto É.

O encontro com Trump na Casa Branca será a primeira visita bilateral do presidente brasileiro desde a posse. O governo Bolsonaro tem deixado claro que há uma reorientação da política externa vigente no País e busca uma aproximação maior com os americanos.

Semana passada, uma emissária de Mike Pompeo, Kim Breier, esteve em Brasília para tratar de detalhes finais dos acordos que devem ser anunciados pelos dois países.

Na declaração sobre a afinidade de valores, os governos Trump e Bolsonaro querem ir além da tradicional reafirmação de princípios estruturais, como a celebração da democracia, direitos humanos e estado de direito.

Para uma ala do Itamaraty, no entanto, a mudança na rota da política externa representa uma “inflexão”, expressa pelo ex-embaixador Rubens Ricupero em palestra promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), na Casa das Garças, no Rio de Janeiro na última semana. Na ocasião, Ricupero criticou o alinhamento do novo Itamaraty aos EUA, afirmando que não vê limites nessa iniciativa.

Deixe um comentário