Você está visualizando atualmente Epidemiologista diz que existem casos além do que conseguimos contabilizar

Epidemiologista diz que existem casos além do que conseguimos contabilizar

Epidemiologista diz que existem casos além do que conseguimos contabilizar

O epidemiologista da Universidade de Brasília (UnB) Jonas Brant disse ao Correio Braziliense que a subnotificação dos casos de Covid-19 é um fato.

“Um dos aspectos é de que o número está muito abaixo do real. A gente tem alguns estados com dificuldade grande de realizar exames e confirmar esses casos. Provavelmente, temos muito mais registros do que estamos conseguindo contabilizar. Além disso, há a ausência de nomes. São apresentados apenas números virtuais. Quando começo a saber o nome das vítimas, por exemplo, uma tia, um cunhado, um amigo que faleceu, a gente passa a entender. Porém, quando isso acontecer, vai ser muito tarde e não vai dar tempo de a gente segurar essa pandemia”

Jonas defendeu a continuidade do isolamento social.

“Considero que um dos desafios que temos é de que a doença ainda tem um número pequeno de casos e entender essa progressão geométrica é muito importante. Esse crescimento exponencial é muito rápido. Então, hoje, no Distrito Federal, temos 500 casos. Se sairmos na rua amanhã, em dois dias, serão mil casos e, em mais dois dias, 2 mil. As pessoas, ao verem o impacto do isolamento social que estamos fazendo e conseguindo conter o número de casos, têm a impressão de que está tudo bem e que a gente pode sair de casa novamente. E a situação não é essa, precisamos continuar com o isolamento social”

Deixe um comentário