Você está visualizando atualmente EUA anunciam apoio ao Fundo Amazônia

EUA anunciam apoio ao Fundo Amazônia

EUA anunciam apoio ao Fundo Amazônia

Em comunicado conjunto após reunião de Lula com o presidente Joe Biden, os Estados Unidos anunciaram a intenção de trabalhar com o Congresso americano para colaborar com o Fundo Amazônia. A nota, divulgada na noite desta sexta-feira (10) pelo Itamaraty, não cita valores.

“Os Estados Unidos anunciaram sua intenção de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo apoio inicial ao Fundo Amazônia, e para alavancar investimentos nessa região muito importante”, diz trecho do documento.

A adesão dos EUA ao Fundo Amazônia foi uma das principais expectativas da visita de Lula a Washington.

Em janeiro, durante a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, ao Brasil, a Alemanha anunciou a doação de R$ 192 milhões ao fundo, que tinha sido suspenso no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.

Além de sinalizar adesão ao fundo, EUA e Brasil também manifestaram intenção de trabalhar juntos para ampliar o Conselho de Segurança da ONU, principal órgão deliberativo das Nações Unidas. No comunicado, os dois países também condenaram a invasão da Ucrânia pelas forças russas.

“Ambos os presidentes lamentaram a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexação de partes de seu território como violações flagrantes do direito internacional e conclamaram uma paz justa e duradoura”, diz o texto.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário