You are currently viewing Fundador da Unip e do Objetivo, João Carlos di Genio morre aos 82 anos

Fundador da Unip e do Objetivo, João Carlos di Genio morre aos 82 anos

Fundador da Unip e do Objetivo, João Carlos di Genio morre aos 82 anos

Anúncios

O professor João Carlos di Genio, fundador do grupo educacional que agrega o Colégio Objetivo e a Universidade Paulista (Unip), morreu na noite deste sábado aos 82 anos de idade. Di Genio faleceu por causas naturais, prestes a completar os 83 anos de idade, no próximo dia 27. Ele deixa esposa e três filhos adolescentes.

O velório do professor acontece neste momento no Funeral Home, no bairro Bela Vista, em São Paulo. O sepultamento será neste domingo, às 16h, no Cemitério Araçá.

Trajetória na educação

A trajetória de di Genio na educação começou quando ele ainda era estudante de Medicina, na Universidade de São Paulo (USP), e se voluntariou para dar aulas de física em um curso preparatório para vestibulares. Em 1965, ele criou junto a amigos e professores o próprio cursinho, que foi chamado de Objetivo. Foi neste período que ele se descobriu professor, e mesmo após formar-se como médico, escolheu continuar nas salas de aula.

O Colégio Objetivo foi fundado em 1971, na cidade de São Paulo. No ano seguinte, foram criadas as faculdades Objetivo. Em 1988, elas foram transformadas na Universidade Paulista (Unip) – que hoje acolhe mais de 200.000 alunos de ensino superior em diversas áreas, incluindo o recente curso de medicina.

Com incentivos na educação e meio ambiente, nas décadas de 1970 e 1980, Di Genio criou um Centro de Pesquisa e Tecnologia e o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT), com cursos de robótica, arte e criatividade para crianças. Em 1988, em meio às ilhas da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, também nasceu a Escola do Mar, primeira instituição de ensino médio com aulas totalmente dedicadas às ciências ambientais.

Com espírito inovador, Di Genio apostou no ensino à distância ainda nos anos 1990, quando começou a transmitir aulas em satélite. Atualmente, a Unip possui mais de 220 mil alunos matriculados e o Grupo objetivo atende alunos do ensino infantil, fundamental, médio e pré-vestibular.

Deixe um comentário