Governo decide elevar mistura de biodiesel no diesel, diz ministro
O governo federal irá elevar já a partir de abril, de 10% para 12%, a mistura de biodiesel no diesel vendido nas bombas de postos de gasolina. A decisão, tomada nesta sexta-feira (17), fará parte de um aumento gradual na mistura, que deverá seguir até o ano que vem.
A decisão, já esperada, ocorreu na primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de 2023, que contou com a presença do presidente Lula. O CNPE tem 16 ministros em sua composição.
De acordo o o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o aumento do percentual será gradativo, até 15%, e, para cada 1% no aumento da mistura, deve haver acréscimo de 1 centavo no valor do diesel. Ele garantiu que um novo aumento, de 12% para 13%, só deve ocorrer apenas a partir de 2024. O chamado B15, com 15% de biodiesel, é esperado apenas para 2026.
“Fizemos estudos técnicos profundos para evitar que tivesse um impacto econômico muito grave no preço do diesel”, disse o ministro em entrevista coletiva. “Portanto chegamos à conclusão que o número mais coerente, que não impacta quase nada, um centavo para cada por cento”. Se considerar necessário, o CNPE poderá rever o cronograma.
Fonte: O Antagonista