Você está visualizando atualmente Governo publica portaria que autoriza envio da Força Nacional ao Amazonas

Governo publica portaria que autoriza envio da Força Nacional ao Amazonas

Governo publica portaria que autoriza envio da Força Nacional ao Amazonas

Uma portaria publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU) autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas após o estado ter sido alvo de ataques criminosos com incêndios em ônibus, viaturas e ambulâncias.

O anúncio da medida foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, na segunda-feira (7), para atender pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

De acordo com a portaria, os militares atuarão em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 30 dias, a contar de hoje, data de publicação do documento. As ações serão em caráter episódico e planejado.

O governador Wilson Lima, informou que fez o pedido ainda no domingo. “Ontem à noite formalizei pedido ao Ministério da Justiça para o envio de homens da Força Nacional ao Amazonas. O objetivo é que reforcem o trabalho das forças de segurança do Estado, que atuam no combate aos atos de vandalismo que têm acontecido nas últimas horas”, disse.

Desde domingo, criminosos também têm depredado e incendiado prédios públicos e agências bancárias, na capital e no interior. Os ataques seriam uma reação do crime organizado à morte de um suposto traficante de drogas, no sábado (5).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ordem para os ataques partiu de dentro de um presídio após a morte de Erick Batista Costa, o “Dadinho”, de 30 anos, durante uma ação policial.

“Dadinho” seria integrante do Comando Vermelho. A facção criminosa do Rio de Janeiro passou a dominar o tráfico de drogas em Manaus, após uma guerra na disputa das rotas do tráfico com a facção Família do Norte.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário