Você está visualizando atualmente Haddad cogita orçamento próprio para combater queimadas

Haddad cogita orçamento próprio para combater queimadas

Haddad cogita orçamento próprio para combater queimadas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já cogita a elaboração de uma “dotação específica” no Orçamento para o combate a queimadas nos próximos anos.

“Então, vai ter que prever no orçamento uma dotação específica, que hoje talvez não se faça necessária, mas que amanhã, dependendo da evolução da mudança climática, pode se fazer”, disse o ministro a jornalistas no domingo (22), em Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da comitiva que acompanha o presidente Lula (PT) na Assembleia Geral da ONU.

Haddad defendeu também a importância uma solução global para o problema.

“O mundo vai ter que encontrar uma solução, porque o problema não tem fronteira, não vai respeitar fronteiras. O aquecimento global é uma realidade”, afirmou.

Ele também cobrou uma contribuição maior dos países ricos no combate às mudanças climáticas.

“Até porque tem países que estão muito endividados”, disse.

mea culpa de Marina

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, admitiu que a estratégia do governo para lidar com o período de estiagem e queimadas “não foi suficiente”.

“O que nós estamos descobrindo agora é que [o planejado] não foi suficiente. E ter essa clareza e essa responsabilidade de não querer mascarar a realidade ou minimizar a realidade faz parte de uma postura republicana diante da sociedade”, afirmou a ministra em entrevista à Folha de S.Paulo.

Assim como Haddad, Marina também cobrou um aporte maior de recursos dos países desenvolvidos.

“Obviamente que, quando você está nesse lugar, você pode ser cobrado. Ser cobrado não é problema. Agora, obviamente que os países desenvolvidos, para cobrar, eles precisam também fazer o aporte dos recursos que ficaram acordados no Acordo de Paris [e que nunca foram feitos]. E o Brasil tem conseguido reduzir o desmatamento sem precisar de ajuda externa”, completou.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário