Você está visualizando atualmente Ideia de imprimir dinheiro é perigosa, avalia presidente do Banco Central

Ideia de imprimir dinheiro é perigosa, avalia presidente do Banco Central

Ideia de imprimir dinheiro é perigosa, avalia presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é contrário à emissão de moeda para financiar os gastos do governo no combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A ideia de “imprimir dinheiro” foi defendida recentemente pelo ex-presidente do BC e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e ganhou espaço nos debate nos últimos dias.

“Não sou favorável. O argumento de que eu vou imprimir dinheiro porque a inflação está relativamente baixa é um argumento perigoso, porque se nós temos um sistema de metas de inflação e ele tem assimetrias, se você imaginar que quando está em baixa você vai imprimir dinheiro para chegar na meta, você vai fazer com que em termos de valores esperados seu equilíbrio de juro neutro seja um pouco mais alto”, justificou Campos Neto.

“Eu acho que a saída não é por aí. É uma ideia, sempre a gente discute todas as ideias, mas hoje, e obviamente tudo pode ser modificado dependendo do que aconteça, mas hoje nós não entendemos que é a melhor saída não”, afirmou.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário