Idosos serão os primeiros a votar nas eleições municipais

Idosos serão os primeiros a votar nas eleições municipais

Idosos serão os primeiros a votar nas eleições municipais

No próximo domingo (15), o horário das 7h às 10h será preferencialmente reservado aos idosos que irão votar no primeiro turno das eleições municipais. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que não é uma exclusividade aos idosos com 60 anos ou mais, outras pessoas poderão votar, porém a preferência será dos idosos. É obrigatório o uso de máscara, manter a distância de pelo menos 1 metro entre si e higienizar as mãos antes e depois de entrar na seção eleitoral. Os mesários também não podem tocar nos documentos do eleitor, que apenas o exibirá mantendo a distância de segurança sanitária.

Anúncios

As medidas constam no protocolo do TSE para prevenir contra o contágio pelo novo coronavírus. A biometria foi excluída do processo para evitar contato em uma mesma superfície.

Também para evitar o risco de contaminação, a Justiça Eleitoral recomenda que cada um tenha sua própria caneta. Caso o eleitor não leve, haverá uma para uso coletivo, e os mesários serão orientados a higienizá-las com álcool 70% antes e depois do uso.

Para votar, é preciso apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android.

O horário de votação foi ampliado em uma hora, e acontecerá das 7h às 17h. O TSE orienta que o horário das 7h às 10h seja preferencial para pessoas acima de 60 anos, um dos grupos considerados de risco para o coronavírus.

Eleitores que não fazem parte do grupo de risco poderão votar neste horário, mas a ideia da recomendação é que idosos sejam majoritariamente atendidos neste período.

As seções eleitorais terão álcool em gel disponível para higienização das mãos antes e depois do voto.

Outra medida adotada pelo TSE é que o recebimento do comprovante de votação passará a ser facultativo e entregue só mediante solicitação do eleitor.

As urnas não serão higienizadas durante a votação.

Deixe um comentário