Você está visualizando atualmente Israel exige novamente retratação de Lula após comparação polêmica

Israel exige novamente retratação de Lula após comparação polêmica

Israel exige novamente retratação de Lula após comparação polêmica

O governo de Israel voltou a solicitar na terça-feira (20), uma retratação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, referente aos seus comentários recentes acerca do conflito na Faixa de Gaza.

“Milhões de judeus esperam seu pedido de desculpas”

O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, publicou uma nota indignada na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. “Milhões de judeus em todo o mundo estão à espera de seu pedido de desculpas. Como ousa comparar Israel a Hitler? É necessário lembrar ao senhor o que Hitler fez?”, indagou Katz.

Fala do Presidente provoca reações

Os comentários do Presidente Lula repercutiram negativamente entre os israelenses e a comunidade judaica. Na continuação da sua publicação, o ministro adicionou: “Que vergonha. Sua comparação é promíscua, delirante. Vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros.”

Possível persona non grata

Katz finalizou sua publicação com um aviso: “Ainda não é tarde para aprender História e pedir desculpas. Até então, continuará sendo persona non grata em Israel!” O título de “persona non grata” é usualmente utilizado na diplomacia para designar indivíduos ou entidades que são indesejáveis ou não bem-vindos em um determinado país.

De acordo com informações atualizadas, ainda não há uma resposta oficial por parte do governo brasileiro ou do presidente Lula. Contudo, o incidente já reforça as tensões existentes entre Brasil e Israel, principalmente em relação a questões políticas e diplomáticas.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário