Você está visualizando atualmente Jair Bolsonaro oficializa nova embaixadora venezuelana no Brasil

Jair Bolsonaro oficializa nova embaixadora venezuelana no Brasil

Jair Bolsonaro oficializa nova embaixadora venezuelana no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira (4) as cartas credenciais de novos embaixadores no Brasil, entre eles a da advogada María Teresa Belandria Expósito, nomeada representante da Venezuela no Brasil pelo autoproclamado governo de Juan Guaidó.

Belandria, especialista em direito econômico internacional, é professora da Universidade Central da Venezuela e coordenadora do partido Vente Venezuela, da líder oposicionista María Corina Machado.

A entrega das credenciais é um ato protocolar. Marca o início oficial das atividades dos embaixadores. Cópias dessas cartas credenciais são entregues ao Itamaraty assim que eles chegam ao país.

Embaixador de Maduro

Em maio de 2016, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, chamou de volta a Caracas o embaixador venezuelano no Brasil, Alberto Castelar, em protesto contra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em dezembro de 2017, já no governo de Michel Temer, o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, foi declarado “persona non grata” pelo Ministério das Relações Exteriores.

A declaração de “persona non grata” foi feita em resposta à expulsão do embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Carlos Pereira.

Cartas credenciais

No documento entregue ao presidente, o diplomata informa ao governo brasileiro que representa o seu país e, ao receber a credencial, o presidente da República indica ao chefe de Estado do país do embaixador que o reconhece como representante oficial no Brasil.

Nesta terça, entregaram suas cartas credenciais os novos representantes de México, Colômbia, Indonésia entre outros. Veja abaixo a lista completa:

  • Ignácio Piña Rojas, Estados Unidos Mexicanos;
  • Dario Alonso Montoya Mejía, República da Colômbia;
  • Bernardino Hugo Saguier Caballero, República do Paraguai;
  • Ali Abdullah Bahitham, Reino da Arábia Saudita;
  • Javier Raúl Martin Yépez Verdeguer, República do Peru;
  • Kabinet Konde, República da Guiné;
  • Edi Yusup, República da Indonésia;
  • María Teresa Belandria Expósito, embaixadora da Venezuela

Deixe um comentário