You are currently viewing Janela partidária: PL já empata com União e deve virar maior bancada da Câmara

Janela partidária: PL já empata com União e deve virar maior bancada da Câmara

Janela partidária: PL já empata com União e deve virar maior bancada da Câmara

Com as filiações em massa dos bolsonaristas da Câmara, o PL de Valdemar Costa Neto já é o partido com a maior bancada de parlamentares federais, empatado com a União Brasil. Cada legenda tem hoje 60 deputados, conforme levantamento feito por O Antagonista. 

Anúncios

A tendência é que o PL assuma sozinho a primeira posição ainda nesta semana, com a chegada de mais bolsonaristas oriundos da União, como Carla Zambelli (SP), Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF), Aline Sleutjes (SC), Caroline de Toni (SC) e Coronel Armando (SC).

O partido, assim, supera a expectativa inicial após a filiação de Jair Bolsonaro. No ano passado, os caciques do PL estimavam uma bancada de aproximadamente 60 parlamentares, mas devem fechar a janela partidária com quase 70.

Com a fusão entre DEM e PSL, a União chegou a ter 79 congressistas em seus quadros. Até agora, 19 deixaram o partido. O PL tinha 42 deputados e ganhou 18 desde o início do mês. Algumas baixas ocorreram antes da janela, como o caso do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, hoje no PSD.

“Eu tinha 23 anos de filiação, contando PFL e DEM. Como dizemos na fazenda, parece que eu tinha o número do partido marcado a ferro em brasa na testa. Eu dizia que seria o último a sair da sigla e assim fiz, porque o DEM acabou”, declarou o deputado Pedro Lupion (PR), que deixou a União e foi para o PP, incentivado pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Desde o início do mês, pelo menos 27 deputados federais de diferentes legendas já migram de partido. O Republicanos, durante a janela, ganhou quatro deputados, o PP, três e o PSD, outros dois. A janela partidária se encerra em 1º de abril.

Saiba para onde os deputados migraram na janela partidária:

planilhas

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário