Você está visualizando atualmente Jogos Olímpicos em Tóquio só em 2021 

Jogos Olímpicos em Tóquio só em 2021 

Jogos Olímpicos em Tóquio só em 2021

 

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o líder do Comitê Olímpico Internacional (COI, Thomas Bach, aceitaram adiar por cerca de um ano a realização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, em razão das preocupações de realizar o evento em meio à pandemia do coronavírus.

A jornalistas, o premiê disse que recebeu apoio para a proposta de adiar os Jogos que deveriam começar em julho após conversar com o presidente do COI. “Os Jogos Olímpicos não serão cancelados”, reforçou Abe.

O adiamento é o primeiro desde o início dos jogos modernos no século 19 e torna a Olimpíada de Tóquio o maior evento esportivo cancelado em razão da covid-19, com mais de 387 mil casos confirmados.

A organização de Tóquio 2020 vinha sendo pressionada por vários países a adiar o evento. O Canadá foi o primeiro a anunciar que boicotaria as competições caso a data prevista fosse mantida.

No fim de semana, o COI anunciou que decidiria sobre o adiamento dos Jogos Olímpicos em até um mês, mas membros do comitê executivo da entidade anteciparam ontem que as competições poderiam ser adiadas. Inicialmente, o evento estava marcado para ocorrer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.

Em nota divulgada nesta terça-feira (24), o COI confirmou que os Jogos Olímpicos de Tóquio não vão mais ocorrer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. A entidade afirmou que o evento só poderá ser realizado até o verão de 2021 no hemisfério norte. O premiê japonês não informou quando se dará a competição.

“Concordamos que o evento deve ser remarcado para uma data depois de 2020, mas não além do verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e a comunidade internacional”, afirmou o COI.

O Comitê Olímpico Internacional afirmou que o novo coronavírus foi um evento imprevisível e citou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que afirmou na segunda-feira que a pandemia está “se acelerando”.

Após a notícia de adiamento, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) diz ter recebido com alívio a decisão. “Com mais de 375 mil pessoas infectadas pelo coronavírus em quase todos os países do mundo, a decisão foi tomada visando à proteção da saúde dos atletas e de todos os envolvidos no maior evento esportivo do mundo”, avaliou o COB.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário