Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral torna governador afastado do Tocantins inelegível por 8 anos

Justiça Eleitoral torna governador afastado do Tocantins inelegível por 8 anos

Justiça Eleitoral torna governador afastado do Tocantins inelegível por 8 anos

A Justiça Eleitoral do Tocantins tornou o governador afastado do estado, Mauro Carlesse (PSL), inelegível por 8 anos.

Além de Carlesse, a sentença emitida no sábado (4) pelo juiz Nilson Afonso da Silva aplica a mesma punição a Josiniane Braga Nunes e Gleydson Nato Pereira, respectivamente, prefeita e vice-prefeito de Gurupi (TO).

Eles também tiveram os cargos públicos cassados e foram afastados de seus mandatos. Ainda cabe recurso contra a decisão de Justiça Eleitoral.

De acordo com a ação aberta por Gutierres Borges Torquato e Eduardo Malheiro Ribeiro Fortes, candidatos derrotados em Gurupi nas eleições de 2020, uma organização criminosa com a participação de Carlesse, Nunes e Pereira cometeu abuso de poder político e econômico para obter vantagens eleitorais.

A sentença emitida pela 2ª Zona Eleitoral de Gurupi cita a cessão de servidores públicos para coordenação da campanha eleitoral dos investigados, a utilização de recursos públicos nas campanhas dos investigados, a utilização de veículos oficiais e de bens e servidores públicos em atos de campanha.

Também elenca a distribuição de cestas básicas sem critérios objetivos e em ano eleitoral e a contratação de sites de notícias para veicularem matérias em benefício dos investigados.

Em nota, o governador afastado de Tocantins afirmou que recebeu com surpresa e estranhamento a decisão judicial. “Estranhamento em virtude da decisão ocorrer justamente no momento em que Mauro Carlesse encontra-se afastado do cargo e enfrenta outra ‘batalha’ judicial”, diz o texto.

“Apesar de respeitar a decisão, é preciso destacar que as referidas denúncias usadas como base da sentença já haviam sido desconsideradas pelo Ministério Publico Eleitoral, em virtude da fragilidade do conjunto de provas”, argumenta o político.

Já a prefeita e o vice-prefeito de Gurupi afirmaram receber com serenidade a decisão de primeira instância sobre o caso.

“Informam que as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas para reverter a sentença”, disse a assessoria de comunicação do município.

Leia a íntegra da nota da assessoria de Mauro Carlesse:

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebe com surpresa e estranhamento, decisão judicial referente às eleições municipais em Gurupi, vencidas no voto pela chapa da prefeita Josi Nunes e do vice Gleydson Nato. Estranhamento em virtude da decisão ocorrer justamente no momento em que Mauro Carlesse encontra-se afastado do cargo e enfrenta outra “batalha” judicial.

Apesar de respeitar a decisão, é preciso destacar que as referidas denúncias usadas como base da sentença já haviam sido desconsideradas pelo Ministério Publico Eleitoral, em virtude da fragilidade do conjunto de provas.

Ao reafirmar o respeito ao trabalho da Justiça Eleitoral em Gurupi, é preciso lamentar seus efeitos, que resultam em insegurança e instabilidade.

É preciso informar a população que nossos advogados já trabalham no recurso que apresentaremos e confiamos que a decisão em primeira instância será reformulado e a nossa inocência será decretada. Pois tudo que fizemos foi esclarecer as pessoas de que uma gestão em parceria entre o Município e o Estado seria o melhor para Gurupi e assim vinha ocorrendo.

Por fim, é preciso esclarecer que todos os efeitos desta decisão, só podem ser considerados definitivos após o julgamento do recurso que iremos apresentar. Portanto, ainda não há que se falar em afastamento da Prefeita e do Vice e nem em inelegibilidade.

Leia a íntegra da nota da prefeitura de Gurupi:

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, vem a público esclarecer que recebem com muita serenidade a decisão de 1ª instância divulgada neste sábado, 04, e reafirmar que a sentença não possui efeito imediato. Portanto, permanecem Prefeita e Vice-prefeito de Gurupi.

Informam que as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas para reverter a sentença.

Assim, reiteram seu compromisso com a população gurupiense que os elegeu democraticamente com a grande maioria dos votos. E, afirmam que seguem trabalhando com a mesma seriedade e comprometimento, certos de terem agido dentro da legalidade.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário