Você está visualizando atualmente Lula convida ministros do STF para jantar de fim de ano

Lula convida ministros do STF para jantar de fim de ano

Lula convida ministros do STF para jantar de fim de ano

O presidente Lula (PT,) convidou todos os ministros do Supremo Tribunal Federal para um jantar de fim de ano na próxima terça-feira (19). Segundo O Globo, o encontro acontecerá na casa do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

No jantar, o petista deve abordar a relação com o Congresso e temas que preocupam o governo, como a restrição a políticos em estatais e o reajuste no FGTS.

“A presença de todos os ministros ainda precisa ser confirmada, e ficará a cargo dos cerimoniais da Corte e do Planalto. André Mendonça e Nunes Marques, que foram indicados por Jair Bolsonaro (PL), são os convidados que despertam maior atenção a respeito de uma eventual ida ao jantar”, diz o jornal.

Na Corte, a avaliação é que a aproximação de Lula com Nunes Marques está mais avançada. Em novembro, o petista nomeou o juiz João Carlos Mayer como desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), candidatura que recebeu forte apoio do ministro do STF indicado por Bolsonaro.

Além dos ministros do STF, representantes do núcleo jurídico da Presidência, como o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e o secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Wellington Cesar Lima e Silva, também devem participar do jantar na casa de Barroso.

A última vez em que Lula se reuniu com os ministros do Supremo de forma conjunta e reservada foi em 2022, após ser eleito presidente da República. Desde então, o petista tem marcado reuniões individuais ou se encontrado com eles em solenidades.

Em 2023, Lula indicou dois novos ministros para o Supremo Tribunal Federal. Em junho, Cristiano Zanin foi escolhido para assumir a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no STF. Em novembro, foi a vez de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, ser indicado para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário