Você está visualizando atualmente “Lula é um idiota útil do Hamas”

“Lula é um idiota útil do Hamas”

“Lula é um idiota útil do Hamas”

O jornalista britânico Jake Wallis Simons, autor do livro “Israelophobia – The Newest Version of the Oldest Hatred and What To Do About It”, disse em entrevista à Folha que o presidente Lula (foto) é um “idiota útil” do Hamas ao reproduzir o discurso do grupo terrorista.

Simons foi questionado sobre a fala do petista comparando as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“É óbvio que é antissemitismo. E totalmente injusto. Hitler tomou um país com uma minoria, tirou os direitos dessa minoria, degradou-os, roubou-os, diminuiu-os até que eles fossem sub-humanos na sociedade, deportou-os para os guetos e matou-os em fábricas de morte. Enquanto no caso israelense, em Gaza, Israel foi a vítima do ataque mais selvagem desde a Segunda Guerra Mundial e respondeu tentando destruir o inimigo, como qualquer outro país democrático faria. Mas precisamos reconhecer que o objetivo do Hamas é criar tantas vítimas palestinas quanto possível, pois isso faz pessoas como o presidente Lula dizerem coisas idiotas. Pessoas como o presidente Lula são, infelizmente, idiotas úteis para o Hamas.”

Para o autor britânico, as pessoas que fazem esse tipo de comparação sabem que não estão falando a verdade

“Todo mundo sabe que não é verdade. Há um velho ditado segundo o qual um antissemita só acusa um judeu de roubo pela alegria de vê-lo revirar os bolsos para provar que não é um ladrão. Essa é a humilhação de que desfrutam os antissemitas quando pessoas como eu são forçadas a afirmar que judeus e nazistas não são a mesma coisa.”

Segundo o Departamento de Segurança Comunitária (DSC) da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fisesp, o volume de denúncias de antissemitismo recebidas pelo canal de comunicação mais do que triplicaram após a declaração de Lula, realizada em 18 de fevereiro.

Nesse dia, o petista fez uma comparação entre a guerra ao Hamas e o Holocausto de judeus na Segunda Guerra Mundial. 

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus“, disse Lula.

A maior parte das manifestações de antissemitismo ocorreu em redes sociais e mensagens em grupos de WhatsApp. Ocorreram ainda registros de agressões verbais contra alunos judeus em escolas e universidades.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário