Macapá escolhe prefeito entre Josiel e Dr. Furlan em 2º turno das eleições

Macapá escolhe prefeito entre Josiel e Dr. Furlan em 2º turno das eleições

Macapá escolhe prefeito entre Josiel e Dr. Furlan em 2º turno das eleições

Após ter as eleições adiadas por um apagão que atingiu quase todo o estado no começo de novembro, a capital Macapá retorna hoje às urnas para eleger seu chefe do Executivo municipal em segundo turno entre Dr. Furlan (Cidadania) e Josiel Alcolumbre (DEM).

Anúncios

No primeiro turno, Josiel obteve 29,47% dos votos válidos. Dr. Furlan ficou em segundo lugar com 16,03% dos votos válidos. Votos brancos e nulos somaram 7,02%.

Josiel é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e foi seu suplente no Congresso, não tendo concorrido a nenhum outro cargo eletivo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dr. Furlan é deputado estadual. Embora concorra à prefeitura pelo Cidadania, foi eleito deputado estadual pelo PTB — como suplente em 2010, e como titular em 2014 e em 2018. Trocou de partido em fevereiro de 2019.

A votação começou às 7h e vai até as 17h. Estão aptos a votar 292.718 eleitores no município.

O TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais. Para saber onde será sua seção eleitoral, o eleitor precisa acessar o site do TRE ou baixar o aplicativo e-Título.

Por causa da pandemia, a Justiça Eleitoral adotou regras de segurança para os eleitores:

É obrigatório o uso de máscara nos locais de votação; Maiores de 60 anos, considerados como grupo de risco para a covid-19, terão horário preferencial para votar, das 7h às 10h.

Eleitores de outras idades poderão votar nesse horário, mas será dada prioridade aos maiores de 60;

Eleitores devem manter distância mínima de 1 metro nas filas;

É preciso higienizar as mãos com álcool gel antes de se dirigir à urna e depois de votar.

As seções eleitorais terão à disposição álcool gel e álcool líquido em recipiente borrifador;

A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem a própria caneta para assinar a lista de comparecimento. Se não for possível, haverá canetas à disposição, que serão higienizadas com álcool.

Deixe um comentário