Ministro do TSE dá 10 dias para PSDB explicar falhas em aplicativo das prévias

Ministro do TSE dá 10 dias para PSDB explicar falhas em aplicativo das prévias

Ministro do TSE dá 10 dias para PSDB explicar falhas em aplicativo das prévias

Anúncios

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves deu dez dias para que o PSDB explique os problemas envolvendo o aplicativo utilizado no último domingo (21) para a votação nas prévias do partido para a escolha do pré-candidato a presidente. A decisão do ministro atende ao pedido de Gustavo Futagami, tesoureiro da Juventude do PSDB em Mato Grosso do Sul. O grupo apoia a medida de Futagami.

Ao TSE, Futagami pediu que as prévias do PSDB fossem suspensas “até regularização do aplicativo ou escolha outro meio para realizar tal votação”. Para o tesoureiro, “a continuação destas eleições por meio do aplicativo é lesivo ao Estado Democrático de Direito”.

A ação foi apresentada à Justiça Eleitoral em 21 de novembro, antes de o PSDB decidir testar outro aplicativo para continuidade das prévias. Hoje, porém, o partido disse que os testes não tiveram resultados satisfatórios, e continua em busca de uma solução.

Em razão do movimento do PSDB para solucionar o problema, o ministro do TSE optou por, neste momento, apenas pedir esclarecimentos ao partido a respeito dos aplicativos. As prévias já estão suspensas em razão dos problemas para votação.

“Entendo prudente que o exame do pedido de liminar ocorra após a legenda prestar as informações cabíveis”, escreveu Gonçalves em decisão publicada ontem.

O ministro determinou que, além do PSDB, prestem informações seu presidente nacional, Bruno Araújo, e o senador José Aníbal (SP), que comandou a comissão que organizou as prévias.

“O aplicativo do PSDB fere discricionariamente esse instrumento ao não permitir que seus filiados exerçam o direito ao voto! Visto que o aplicativo disponibilizado para tal fim é inútil!”, escreveu Futugami ao TSE. “Nada mais justo que a suspensão deste falho processo eleitoral! Até a resolução desta falha grotesca!!”.

Deixe um comentário