Você está visualizando atualmente Moraes diz que condenação de Bolsonaro confirma “fé na democracia”

Moraes diz que condenação de Bolsonaro confirma “fé na democracia”

Moraes diz que condenação de Bolsonaro confirma “fé na democracia”

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, apresentou seu voto nesta sexta-feira (30) para tornar Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. O ministro — que foi alvo de críticas e ataques constantes de Bolsonaro durante os anos de 2021 e 2022 — disse que a decisão da Corte Eleitoral toma uma “decisão que restaura a fé na democracia”.

“Me parece extremamente simples a discussão”. disse , segundo quem o tribunal não está inovando, mas “reiterando seu posicionamento consubstanciando em julgamentos de inúmeras” ações.

O ministro disse que a decisão de organizar a reunião com emebaixadores para pôr em dúvida o sistema eleitoral brasileiro foi uma “pauta dele [Bolsonaro], pessoal, eleitoral, num período a dois meses e meio do primeiro turno das eleições” e que havia, no mínimo, desvio de função.

“Nenhuma dessas funções [de um presidente] relacionadas à condução da política externa foi realizada nessa reunião”, ele continuou. “Basta analisar o vídeo – o desvio de finalidade foi patente. Começa com uma autopromoção – e qual o interesse das relações internacionais nisso?”

Com isso, a Corte Eleitoral formou maioria de 5×2 para condenar o ex-presidente à perda dos direitos políticos por oito anos.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário