Você está visualizando atualmente Moro comemora prisão de Zaqueu líder da facção criminosa Família do Norte

Moro comemora prisão de Zaqueu líder da facção criminosa Família do Norte

Moro comemora prisão de Zaqueu líder da facção criminosa Família do Norte

A Polícia Federal (PF) afirmou nesta quarta-feira (18) em nota que prendeu “a principal liderança” da facção criminosa Família do Norte (FDN).

Segundo o site Valor, trata-se de Alan Barbosa Rolim, conhecido como Zaqueu. Ele foi localizado por policiais no último domingo em um shopping de Salvador.

Em seu twitter o Ministro da Justiça, Sergio Moro, comemorou e confirmou que é a liderança principal, que ainda estava solta da organização criminosa FDN.

“Trabalho da Polícia Federal do AM e da BA, em investigação instaurada após o massacre de presos em maio de 2019. E um a um vão caindo os líderes criminosos”, disse Moro.

O líder da facção teria ordenado o massacre que deixou 55 detentos mortos em presídios do Amazonas, em maio.

Há indícios de que a chacina tenha ocorrido por conta de disputas entre integrantes da FDN, que atua dentro e fora dos presídios, na prática de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios e crimes correlatos.

As principais ações da Operação Sétimo Círculo, em a ordem cronológica. Veja abaixo.

28/06/2019 – Prisão de R. C. DOS S., em Medellín, na Colômbia, em razão de Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça Estadual do Amazonas e Difusão Vermelha pela PF/Interpol. Na ocasião, o referido indivíduo de nacionalidade brasileira portava uma identidade colombiana falsa. O processo de extradição está em andamento.

10/07/2019 – Prisão, em cumprimento a Mandado de Prisão Temporária expedido pela Justiça Estadual do Amazonas, de S. M. F. P., em Guarulhos/SP, quando tentava embarcar em voo internacional com destino à Espanha. Trata-se da esposa de um dos líderes da facção, J. P. C., vulgo JOÃO BRANCO.

26/07/2019 – Deflagração da 1ª fase da Operação SÉTIMO CÍRCULO, em Florianópolis/SC, com o cumprimento a 3 Mandados de Prisão Temporária, 2 Mandados de Busca e Apreensão, bem como a lavratura de 5 Autos de Prisão em Flagrante. Nesta fase, as medidas foram cumpridas em ação conjunta envolvendo policiais das Superintendências da Polícia Federal do Amazonas e de Santa Catarina, e da Polícia Civil do Amazonas.

Na ocasião, foram presos: – M. CLEIA F. B., que é irmã de J. ROBERTO F. B. (vulgo ZÉ ROBERTO DA COMPENSA) e companheira de MARCELO F. L. J. (vulgo MARCELINHO MC); – MARCELO F. L. J., vulgo MARCELINHO MC; e, – CHARLES R. DOS S., vulgo BB, considerado irmão de ZE ROBERTO, líder da facção criminosa.

15 e 17/12/2019 – Deflagração da 2ª fase da Operação SÉTIMO CÍRCULO, com o cumprimento a Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão de A. B. R., vulgo ZAQUEU, considerado homem de confiança de ZÉ ROBERTO fora do sistema prisional.

Nome da Operação: O nome da Operação é uma referência à clássica obra literária de Dante Alighieri, na qual o sétimo círculo é o local destinado às almas dos homicidas.

*Com informações da PF, Valor e A crítica 

Deixe um comentário