No momento você está vendo MPF arquiva inquérito sobre “pedaladas fiscais”, base do impeachment de Dilma Rousseff

MPF arquiva inquérito sobre “pedaladas fiscais”, base do impeachment de Dilma Rousseff

MPF arquiva inquérito sobre “pedaladas fiscais”, base do impeachment de Dilma Rousseff

O Ministério Público Federal arquivou o inquérito civil movido contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega por crime de responsabilidade baseado nas chamadas “pedaladas fiscais”.

Esse inquérito esteve na base do processo que resultou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) há seis anos. O caso tramitava na 5ª Câmara de Coordenação e Revisão de Combate à Corrupção. A decisão é de fevereiro, mas foi divulgada apenas hoje.

Mantega era investigado por supostas irregularidades nas operações de crédito entre o Tesouro e o Banco do Brasil, que teriam sido cometidas em 2015. Além de Mantega, o então secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin e Dilma Rousseff estavam no rol de investigados.

Em agosto de 2016 o Senado condenou Dilma Rousseff à perda do cargo de presidente da República após, em votação, a maioria da Casa considerar que as “pedaladas fiscais” feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na avaliação da 5ª Câmara “tanto o Tribunal de Contas da União quanto a Corregedoria do Ministério da Economia afastaram a possibilidade de responsabilização dos agentes públicos que concorreram para as pedaladas fiscais do ano de 2015, seja em virtude da constatação da boa-fé dos implicados, seja porquanto apenas procederam em conformidade com as práticas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário