Você está visualizando atualmente MPF denuncia Glenn Greenwald e mais 6 por invasão aos celulares de Moro e procuradores

MPF denuncia Glenn Greenwald e mais 6 por invasão aos celulares de Moro e procuradores

MPF denuncia Glenn Greenwald e mais 6 por invasão aos celulares de Moro e procuradores

O Ministério Público Federal (MPF), denuncia o jornalista Glenn Greenwald, um dos fundados do site The Intercept, e mais seis pessoas, por invasão à celulares do Ministro Sérgio Moro e procuradores.

A denúncia contra Greenwald, ocorrida no âmbito da Operação Spoofing, acontece apesar de o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter proibido investigações sobre o jornalista, em agosto passado, sob o risco de ferir a liberdade de imprensa.

São apontadas a prática de organização criminosa, lavagem de dinheiro, bem como as interceptações telefônicas engendradas pelos investigados.

Para o MPF, embora Greenwald não seja investigado nem indiciado, ficou comprovado que ele auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões.

O MPF afirma que decidiu incluir Greenwald na denúncia após análise de um MacBook apreendido com autorização da Justiça na casa de um dos investigados na Operação Spoofing.

No aparelho foi encontrado um áudio de um diálogo entre o jornalista e um suposto hacker. A conversa, segundo a denúncia, aconteceu logo após a divulgação, pela imprensa, da invasão sofrida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Gleen contra-ataca

O jornalista disse que a denúncia feita pelo MPF “é uma tentativa óbvia de atacar a imprensa livre em retaliação pelas revelações que relatamos sobre o ministro Moro e o governo Bolsonaro.

“Não seremos intimidados por essas tentativas tirânicas de silenciar jornalistas. Estou trabalhando agora com novos relatórios e continuarei a fazer meu trabalho jornalístico. Muitos brasileiros corajosos sacrificaram sua liberdade e até sua vida pela democracia brasileira, e sinto a obrigação de continuar esse nobre trabalho”, diz a nota do jornalista à Folha de S. Paulo.

Deixe um comentário