Você está visualizando atualmente O esforço de Lula para conter Milei na Argentina

O esforço de Lula para conter Milei na Argentina

O esforço de Lula para conter Milei na Argentina

Para conter o avanço de Javier Milei na Argentina, Lula (PT) atuou nos bastidores para viabilizar um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) ao país vizinho.

Como publicou o Estadão, o petista procurou a ministra do Planejamento, Simone Tebet, no final de agosto para que ela autorizasse, ainda naquele mês, a transação. O dinheiro serviria como um empréstimo-ponte para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberasse 7,5 bilhões de dólares à Argentina.

Segundo o jornal, como o limite de crédito argentino já havia se esgotado e o país de Alberto Fernández não poderia mais ter acesso aos recursos, Lula entrou em cena para o CAF aprovar a transferência diretamente ao FMI, em nome da Argentina.

Dos 21 países que compõem o CAF, banco no qual o Brasil tem 37,3% de participação no capital, somente o Peru foi contra Fernández.

A estratégia de Lula faz parte de um esforço do Palácio do Planalto dar uma sobrevida à falida Argentina e manter o ministro da Economia argentino Sergio Massa vivo na disputa contra o deputado Javier Milei na disputa pela presidência do país vizinho.

No X, antigo Twitter, Milei afirmou que a “casta vermelha” do continente está furiosa com a sua possibilidade de vitória na eleição que será realizada no próximo dia 22.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário