Pedido de extradição de Allan dos Santos já está nos EUA

Pedido de extradição de Allan dos Santos já está nos EUA

Pedido de extradição de Allan dos Santos já está nos EUA

O governo dos Estados Unidos (EUA) já recebeu o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) chegou aos EUA na semana passada. Agora, o governo norte-americano vai decidir o que fazer.

Anúncios

A prisão de Allan dos Santos foi decretada por Moraes nas investigações que apuram a existência de uma suposta milícia digital que atuaria contra a democracia e as instituições. Na mesma decisão, ele pede a extradição do jornalista, que mora nos EUA desde que virou alvo de inquéritos no Supremo.

O processo saiu de um departamento do Ministério da Justiça a caminho dos EUA dois dias antes de a decisão de Moraes ser divulgada, em outubro.

O despacho foi assinado pelo ministro do STF no dia 5 de outubro e logo encaminhado ao DRCI, o órgão do governo que cuida de extradições. No dia 19 de outubro, quando ainda estava sob sigilo, saiu do setor e foi para o Itamaraty, que em seguida o enviou fisicamente por via diplomática para os EUA.

Apenas dois dias depois, em 21 de outubro, quando essa primeira parte do trâmite já havia sido feita, a decisão de Moraes foi divulgada.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário