Você está visualizando atualmente Presidente do STF e cúpula do TSE reagem a ataques de Bolsonaro

Presidente do STF e cúpula do TSE reagem a ataques de Bolsonaro

Presidente do STF e cúpula do TSE reagem a ataques de Bolsonaro

Terminado o recesso de julho, o Judiciário reagiu aos ataques recentes do presidente Jair Bolsonaro. Ao abrir os trabalhos do segundo semestre, na tarde desta segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, disse que os ministros da Corte estão atentos a “ataques de inverdades” e que atitudes assim “corroem sorrateiramente os valores democráticos”. Ele reforçou o papel do Judiciário na defesa da democracia e não citou o nome do presidente.

Pela manhã, a cúpula do Tribunal Superior Eleitoral e todos os ex-presidentes da Corte desde 1988 já haviam divulgado nota em defesa do atual modelo de eleições no Brasil, alvo de críticas frequentes de Bolsonaro. No texto, o grupo reafirma que urnas eletrônicas são auditáveis e transparentes e que a contagem pública e manual de cerca de 150 milhões de votos significará a volta ao tempo das mesas apuradoras, “cenário das fraudes generalizadas que marcaram a história do Brasil”.

Ontem, em manifestação convocada em favor de mudanças no sistema eleitoral, Bolsonaro voltou a dizer que não haverá eleições se a proposta que institui o voto impresso não seja aprovada. Hoje, ele disse que o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, quer uma “eleição suja e não democrática”.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário