PSL aprova convenção em outubro para oficializar fusão com o DEM

PSL aprova convenção em outubro para oficializar fusão com o DEM

PSL aprova convenção em outubro para oficializar fusão com o DEM

A Executiva Nacional do PSL (Partido Social Liberal) aprovou por unanimidade, em reunião realizada na tarde de hoje, a convocação de uma convenção conjunta do PSL e do DEM (Democratas) para oficializar a fusão entre os dois partidos. O evento deve ocorrer no dia 6 de outubro, a partir das 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Anúncios

Em entrevista à CNN Brasil, ontem, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou que a prioridade da fusão das duas siglas será a de lançar uma candidatura própria à presidência da República nas eleições de 2022 e se estabelecer como a alternativa da terceira via em oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nosso desejo é que o partido nasça como o maior e mais importante partido do Brasil, sobretudo no número de candidatos a governador nas eleições de 2022”, disse ele, ao destacar a necessidade “de ter um projeto nacional próprio” cuja “prioridade será a de lançar uma candidatura a presidente da República”.

O resultado final da fusão entre o DEM e o PSL será a formação da sigla com a maior bancada da Câmara dos Deputados e um fundo partidário no valor de R$ 160 milhões. No entanto, ACM Neto admitiu que alguns parlamentares — entre deputados, senadores e vereadores — insatisfeitos com a junção podem migrar para outro partido, fato que, diz o ex-prefeito, não seria uma preocupação nesse momento.

Vereador pelo Rio de Janeiro e pai do deputado federal Rodrigo Maia, Cesar Maia já sinalizou que, após a fusão, ele deixará o DEM. Para o político carioca, a junção obrigará o Democratas a abandonar a centro-direita e marcar posição na direita.

A eventual fusão das duas siglas também pode mudar a situação do apresentador José Luiz Datena, que se filiou recentemente ao PSL e foi alçado a pré-candidato nas eleições de 2022.

Leia nota do PSL na íntegra

Em reunião na tarde desta terça-feira, 28/09/21, a Executiva Nacional do PSL autorizou por unanimidade a convocação de uma Convenção Nacional Conjunta do PSL e do DEM para deliberar sobre a fusão entre os dois partidos. O evento acontecerá no dia 6/10/21, a partir das 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Na ocasião serão aprovados os projetos comuns de Estatuto e o programa do novo partido. Também será eleita a Comissão Executiva Nacional Instituidora, órgão nacional que promoverá o registro do novo partido.

Fonte: Folha de S.Paulo

Deixe um comentário