Você está visualizando atualmente PT faz congresso com Lula solto e vai discutir 2020 e oposição a Bolsonaro

PT faz congresso com Lula solto e vai discutir 2020 e oposição a Bolsonaro

PT faz congresso com Lula solto e vai discutir 2020 e oposição a Bolsonaro

Duas semanas após a saída do ex-presidente Lula da Silva da prisão, o PT discute alianças para eleições municipais de 2020 e a oposição ao governo Jair Bolsonaro, em seu 7o Congresso Nacional, que acontece nesta sexta-feira (22), e vai até domingo (24).

O debate sobre candidaturas municipais dominou a reunião do diretório nacional do PT, na quinta (21), em São Paulo, com as presenças de Lula, da ex-presidente Dilma Rousseff, e da presidente do partido, Gleise Hoffmann, que deve ser reeleita no congresso para novo mandato do próximo biênio.

O petista enfatizou a necessidade de que o partido tenha candidaturas próprias no maior número de cidades e lance melhores quadros.

A estrategia de Lula é usar as campanhas petistas e o tempo de TV em 2020 para fazer uma defesa do partido, do seu legado e dele próprio em meio ao processo da Lava Jato. A orientação, porém, esbarra em alianças que já vinham sendo costuradas, de apoio a Marcelo Freixo (PSOL), e a Manuela D´ávila (PC do B), em Porto Alegre.

A oposição ao Governo Federal também será tema do congresso. Ao final, o PT apresenta uma resolução que guia os rumos do partido. O documento terá como base a tese defendida pela corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CBN).

A tese da CBN, que será debatida pelos petistas e pode receber alterações, fala em buscar o centro num ampla frente contra Bolsonaro.

Gleise afirmou que o as prioridades do partido serão “fazer a mais firme oposição ao governo Bolsonaro que está destruindo o país”, além de “apresentar propostas para superar a grave crise que faz o povo sofrer e fortalecer o partido nas eleições municipais”.

Deixe um comentário