Rio Madeira enfrenta seca crítica e ONS recomenda medidas
A bacia do Rio Madeira, na região amazônica, está passando por uma situação crítica de seca, levando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a recomendar que os órgãos competentes declarem uma situação excepcional e temporária de escassez hídrica para a região.
Segundo o ONS, essa medida se faz necessária devido às previsões meteorológicas que indicam a falta de melhoria nesse cenário nos próximos dias. Com isso, é possível implementar medidas urgentes e efetivas para garantir o suprimento de energia na região.
A recomendação foi feita durante a participação do ONS na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada na quarta-feira (4).
Além disso, o ONS informou que, buscando soluções preventivas, sugeriu a retomada da disponibilidade das térmicas Termonorte I e II, localizadas em Porto Velho, RO, para complementar o atendimento no horário de maior demanda de energia nas regiões do Acre e Rondônia.
Outra medida acordada durante a reunião é a realização de um estudo sobre a resiliência climática do sistema elétrico nos estados do Acre, Rondônia e Amapá. A coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (SNTEP/MME), com o apoio do ONS e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O objetivo dessa iniciativa é aumentar a capacidade de manter o fornecimento de energia elétrica em futuros cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias na bacia do rio Madeira.
Durante a reunião, também foi aprovada a terceira revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, acelerando o processo de entrada em operação das usinas vencedoras do leilão da Aneel e a integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Fonte: O Antagonista