Você está visualizando atualmente Robôs são 64% dos seguidores de Alvaro Dias

Robôs são 64% dos seguidores de Alvaro Dias

Mais de 60% dos quase 410 mil seguidores no Twitter do senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, são, na verdade, perfis robôs, controlados automaticamente por terceiros.

A análise foi feita pelo Instituto InternetLab, centro de pesquisas dedicado a temas do direito e da tecnologia. Segundo a organização, há indícios de compra de seguidores para o candidato com o objetivo de inflar artificialmente sua reputação na rede.

A análise foi feita a partir de ferramenta chamada Botometer, da Universidade de Indiana (EUA). A tecnologia usa inteligência artificial para analisar o comportamento de contas na rede, considerando fatores como padrões de postagens e horários em que são feitas. Com ela, a organização mediu o percentual de prováveis robôs que seguem os presidenciáveis.

A partir do estudo, concluiu que, em média, 37,4% dos seguidores desses políticos são perfis do tipo. A ferramenta oferece resultados confiáveis em cerca de 90% das análises, diz a organização. Alvaro Dias foi o único com mais da metade de seguidores robôs. O segundo com maior percentual é Geraldo Alckmin, do PSDB, com 45,8%.

Francisco de Brito Cruz, diretor do InternetLab, explica que é razoável que políticos conhecidos, que têm grande número de seguidores, tenham proporções relevantes de robôs entre eles.

Isso porque muitos desses perfis, para ter aparência de usuários comuns, seguem pessoas aleatoriamente e dão preferência aos mais populares em diferentes tópicos.

Deixe um comentário