Você está visualizando atualmente Senado aprova projeto que facilita linha de energia em terras indígenas

Senado aprova projeto que facilita linha de energia em terras indígenas

Senado aprova projeto que facilita linha de energia em terras indígenas

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), o projeto de lei que viabiliza a passagem do chamado Linhão de Tucuruí pelas terras indígenas Waimiri Atroari. O texto será encaminhado à Câmara dos Deputados.

A proposta classifica a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas como “de relevante interesse público da União”. A declaração de interesse público seria por decreto do Presidente da República após ouvidas as comunidades indígenas afetadas, de acordo com o relatório do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

O texto prevê uma compensação financeira às comunidades, de forma proporcional ao que arrecadar o serviço de transmissão de energia instalado no local.

Apesar de o tema ser considerado sensível e sofrer resistência em partidos e grupos ligados à esquerda, foi feito um acordo para pacificar a questão no Senado. Apenas 4 senadores votaram contra a matéria, enquanto 60 foram favoráveis, com uma abstenção.

No parecer aprovado, o senador Vanderlan Cardoso argumenta que o projeto beneficia sobretudo Roraima, o único que não está interligado ao sistema elétrico nacional. Hoje, o estado depende de usinas termelétricas, abastecidas a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás, providas pela Venezuela. O modelo torna mais cara a conta de luz.

Por outro lado, críticos do projeto afirmam que ele fere a Constituição ao privar os indígenas do direito exclusivo de usufruir os bens naturais existentes em seus territórios.

Caso seja autorizada a passagem do linhão de Tucuruí pelas terras em Roraima, serão instaladas 250 torres de transmissão de energia ao longo de 700 quilômetros, entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Dessa distância, 122 quilômetros passam pela terra Waimiri Atroari.

“Essa questão tem sido há mais de uma década o obstáculo para que o Sistema Interligado Nacional chegue a Roraima”, diz o texto.

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário