Temer passa o cargo a Cármen Lúcia antes de embarcar ao Peru

Temer passa o cargo a Cármen Lúcia antes de embarcar ao Peru

O presidente Michel Temer passou a Presidência da República provisoriamente à presidente do STF, Cármen Lúcia. O emedebista viajou no fim da manhã desta 6ª feira (13) ao Peru, onde participa da 8ª Cúpula das Américas.

Temer e sua comitiva retornam ao Brasil no sábado (14). Cármen é a quarta na linha de substituição da Presidência da República. Antes dela, está o vice-presidente (cargo vazio), o presidente da Câmara (Rodrigo Maia) e o presidente do Senado (Eunício Oliveira).

Os 2 políticos viajaram para não assumir o cargo. Pelas regras eleitorais, se assumirem um posto no Poder Executivo nos 6 meses que precedem as eleições, não poderão concorrer a cargos legislativos. Eunício Oliveira pretende se reeleger senador pelo Ceará. Rodrigo Maia é pré-candidato do DEM à Presidência, mas não descarta concorrer à reeleição como deputado.

Como presidente da República, Cármen terá audiências no Palácio do Planalto. Recebe a advogada-geral da União, Grace Mendonça, o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, o senador Valdir Raupp (MDB-RO) e o governador de Rondônia, Daniel Pereira. Cármen ainda deve despachar do Supremo no fim da tarde.

O último ministro do STF que assumiu a Presidência da República foi Ricardo Lewandowski, durante o governo de Dilma Rousseff, em setembro de 2014.

Deixe um comentário