Você está visualizando atualmente TSE retoma julgamento de ações contra Bolsonaro por abuso de poder

TSE retoma julgamento de ações contra Bolsonaro por abuso de poder

TSE retoma julgamento de ações contra Bolsonaro por abuso de poder

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (31), às 19h, o julgamento da chapa de Jair Bolsonaro e Braga Netto, acusados de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante as comemorações do Bicentenário da Independência. Os eventos em questão ocorreram em Brasília e no Rio de Janeiro, em 7 de setembro do ano passado.

Na sessão da última quinta-feira (26), o relator e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, votou pela inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos e aplicação de uma multa de R$ 425.640. No entanto, Gonçalves defendeu que Braga Netto não fosse tornado inelegível, embora tenha proposto uma multa de R$ 212.820 ao vice.

Enquanto o ministro Raul Araújo votou pela improcedência dos pedidos, Floriano de Azevedo Marques opinou por estender a inelegibilidade também a Braga Netto, além de manter as multas sugeridas por Gonçalves.

Os votos dos ministros Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes ainda são esperados.

As ações contra a chapa foram iniciadas na terça-feira (24), após o ministro Gonçalves apresentar o relatório conjunto e ouvir as alegações da defesa e acusação. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) recomendou a inelegibilidade apenas de Bolsonaro, juntamente com a aplicação de multa pelo suposto uso indevido de recursos públicos nos eventos.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário