Você está visualizando atualmente União Brasil já fala em “apoio crítico” ao governo Lula

União Brasil já fala em “apoio crítico” ao governo Lula

União Brasil já fala em “apoio crítico” ao governo Lula

A União Brasil deve realizar, na segunda quinzena de novembro, uma ampla reunião da executiva nacional da sigla com deputados federais, senadores e governadores eleitos para discutir o posicionamento do partido ao longo do governo Lula.

O assunto começou a ser discutido ao longo desta segunda-feira (31), após o segundo turno das eleições presidenciais, nos grupos de WhatsApp da sigla.

Neste momento, a expectativa é que o partido adote um posicionamento semelhante ao instituído durante a gestão Jair Bolsonaro: apoiar as pautas que sejam convergentes à visão do partido. “Você pode ajudar o país a se desenvolver, sem fazer parte da base”, disse a este site o líder da sigla na Câmara, Elmar Nascimento (BA).

Durante o governo Bolsonaro, o partido chegou a ter três ministros: Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Onyx Lorenzoni (Casa Civil, da Cidadania, do Trabalho e Previdência) e Tereza Cristina (Agricultura). Mesmo assim, os parlamentares da União afirmam que não eram obrigados a votar de acordo com o governo federal.

Assim, a União Brasil apoiaria uma agenda mais pragmática, caso o PT não queira enveredar totalmente para a esquerda no governo Lula 3.0.

“Ninguém quer postergar a polarização que atrapalha o desenvolvimento do país. E, para isso, você não precisa estar aderindo ao governo”, ressaltou o parlamentar.

Em 2023, a União terá 59 parlamentares e será a terceira maior bancada da Câmara. No Senado, o partido terá nove cadeiras. O partido também elegeu quatro governadores: Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia).

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário