Amazonas possui 44 políticos com ficha suja que podem se candidatar novamente em 2020

Amazonas possui 44 políticos com ficha suja que podem se candidatar novamente em 2020

Amazonas possui 44 políticos com ficha suja que podem se candidatar novamente em 2020

No Brasil, as eleições de 2020 podem marcar o retorno de 1,5 mil políticos condenados por ficha suja à vida pública. No Amazonas, vamos ter 44 fichas sujas liberados para se candidatar esse ano.

Anúncios

Segundo a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, políticos com trânsitos em julgado ou decisão por órgão colegiado ficam inelegíveis por até 8 anos. A lei começou a ser aplicada em 2012, logo, muitos políticos inelegíveis à época, agora em 2020, deixam de ser enquadrados como ficha suja e podem voltar a concorrer a partir desse pleito.

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece uma lista atualizada de pessoas com contas julgadas irregulares para fins eleitorais.

Entre os nomes do Estado do Amazonas, 37 são de Manaus.

São eles:

Ver mais nomes AQUI!

Fichas sujas ainda inelegíveis

O Norte do país, onde localiza-se o Amazonas, é a 3° região que concentra mais inelegíveis, um total de 1427 condenados. Nordeste está em primeiro no ranking, com 40%, e em segundo lugar, o sudeste do Brasil.

Memória curta?

Como os primeiros a terem inelegibilidade expirada podem retornar em uma eleição municipal, onde fatores pessoais muitas vezes são mais decisivos para o voto, 2020 será o grande teste dos efeitos da Lei da Ficha Limpa a longo prazo. O fato da lei ter criado um conceito jurídico de ficha limpa não significa que o eleitor deve deixar, por conta dessa estrutura institucional, o seu conceito de qual é o melhor político, cada eleitor deve ter para si um conceito de ficha limpa e ficha suja.

Deixe um comentário