Você está visualizando atualmente Deputada Mayara busca recursos federais para educação de índios no AM

Deputada Mayara busca recursos federais para educação de índios no AM

Deputada Mayara busca recursos federais para educação de índios no AM

Fortalecer a educação indígena e trabalhar a inclusão nas políticas públicas. Essas foram as principais pautas discutidas na manhã desta quarta-feira (17), na sala da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Estiveram reunidos a 2º Vice-Presidente da Casa, deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), o diretor do Departamento de Relações Político-Sociais da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), Coronel Marco Coutinho, a assessora da Segov, Carmem Bueno, e o diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Nonato Pereira.

Para a deputada, o grande objetivo aqui é trabalhar a distribuição dos recursos federais para a educação dos índios amazonenses, que são , segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 183 mil. “Nós representamos vinte por cento da população indígena do País e muitos moram em comunidades distantes e de difícil acesso. Precisamos fazer com a educação chegue a estes locais, fortalecendo a identidade dos povos”, afirmou Dra. Mayara.

Durante a reunião, Nonato Pereira falou sobre o trabalho desenvolvido nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro.  Nestas cidades, 342 indígenas estudam com material próprio, produzido pela Ufam e de acordo com idioma falado e escrito por cada povo. “Além da formação de profissionais principalmente na educação e de ampliar os recursos humanos nas escolas, tem o resgate da autoestima porque o indígena conhece mais sobre o universo onde vive, por meio da linguagem”, explicou o professor.

A iniciativa quer este ano incluir também índios da etnia Hipda, da família linguística Maku, que tem vulnerabilidade social.  O custo total do projeto apresentando ao Governo Federal é de R$ 2,8 milhões e os maiores gastos são com gasolina e alimentação dos alunos.

O Coronel Marco Coutinho ouviu atentamente e disse que a política pública indígena é uma prioridade do atual governo. “Nesse primeiro momento estamos conhecendo as demandas específicas da região para depois trabalhar ações direcionadas à educação e verificar o remanejamento de recursos para a área. No próximo mês, vamos programar uma a São Gabriel da Cachoeira para entender um pouco mais dessa realidade”, explicou Coutinho.

Aqui no Amazonas, são pelo menos 120 tipos de linguagem indígena. Por isso, A construção de materiais bilíngues também chamou a atenção. “Esse cuidado com a língua indígena foi discutido agora na reunião. Eu quero enaltecer  o trabalho da Ufam nessas comunidades , fortalecendo a linguística, com livros próprios , dicionários. Isso tem que ser de conhecimento de todos. Vou apresentar , durante meu mandato, algumas proposituras nesse sentido”, ressaltou.

Saiba mais sobre deputada Dra. Mayara Pinheiro. Clique AQUI!

Deixe um comentário