Você está visualizando atualmente Policiais vão ao Vale do Javari em expedição da Funai para contatar índios isolados

Policiais vão ao Vale do Javari em expedição da Funai para contatar índios isolados

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) participa da maior expedição dos últimos anos para contatar indígenas isolados na região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. A Expedição de Proteção e Monitoramento de Indígenas Isolados Korubo do Rio Coari conta com a participação de policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município de Tabatinga.

De acordo com o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F) da SSP-AM, tenente-coronel Almir Cavalcante, o trabalho dos policiais militares é garantir a segurança da Base de Proteção Etnoambiental no Vale do Javari.

A Funai solicitou apoio da Secretaria de Segurança para garantir a segurança da equipe operacional de fiscalização e vigilância. Além da Polícia Militar, o Exército Brasileiro participa por meio da 8º Batalhão de Infantaria de Selva.

A expedição começou nesta quinta-feira (07/03), com a participação direta de indigenistas e colaboradores da Funai, que já possuem experiência no trabalho com indígenas isolados; profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena; além de indígenas Korubo, Kanamari, Marubo e Mayoruna.

Segundo a Funai, a região do Vale do Javari – que faz fronteira com o Peru – é uma das maiores terras indígenas demarcadas do Brasil.

Deixe um comentário