Você está visualizando atualmente Argentina aprova uso emergencial da vacina da Pfizer contra Covid

Argentina aprova uso emergencial da vacina da Pfizer contra Covid

Argentina aprova uso emergencial da vacina da Pfizer contra Covid

A agência reguladora de medicamentos da Argentina, Anmat, aprovou nesta terça-feira (22) o uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

“O referido produto apresenta uma relação risco-benefício aceitável, permitindo subsidiar a concessão do registro e a autorização condicional do produto para a indicação solicitada”, informou a Anmat (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica) em comunicado.

O acordo entre Pfizer e o governo argentino para a compra de vacinas ainda não foi fechado devido a desentendimentos jurídicos sobre eventual negligência no suprimento do imunizante, prevista em uma lei aprovada pelo Congresso argentino no fim de outubro. Um dos artigos desta lei estabelece que a Pfizer não será responsável por suas doses na Argentina “com exceção daquelas (ações) originadas em manobras fraudulentas, conduta maliciosa ou negligência”.

O presidente Alberto Fernández exemplificou a preocupação do governo argentino: “Se a Pfizer me dá soro em vez da vacina Covid-19, eles são responsáveis ​​e negligentes. Por outro lado, se me derem a vacina impecável e eu a apliquei vencida, a responsabilidade é minha. Há negligência da nossa parte, há negligência por parte do Estado Nacional”, explicou à imprensa quando questionado sobre as diferenças com a Pfizer.

As partes ainda negociam 1,5 milhão de doses da vacina que possam ser entregues ao país entre janeiro e março.

Por causa deste desentendimento legal com a Pfizer, o governo argentino apostou na vacina russa, e as primeiras 300 mil doses da Sputnik V devem chegar ao país nesta quinta-feira (24).

O governo argentino, que comprou mais de 5 milhões de doses da Sputnik V, estima que poderá começar o plano de imunização antes de 31 de dezembro, embora a vacina ainda precise ser aprovada pela Anmat. Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde menores de 60 anos, já que a droga ainda não foi liberada pela fabricante para uso em idosos.

Deixe um comentário