Você está visualizando atualmente França tem participação recorde nas eleições legislativas

França tem participação recorde nas eleições legislativas

França tem participação recorde nas eleições legislativas

Dados da participação nas eleições legislativas francesas deste domingo (30), antecipadas pelo presidente Emmanuel Macron, indicam a menor abstenção em décadas. 

Até as 17h do horário de Paris, a participação era de 59,39%, segundo o Ministério do Interior, o que representa aumento significativo em relação ao primeiro turno das eleições de 2022. Na ocasião, a taxa de participação nesse horário era de 39,42%, ou 20 pontos a menos. 

De acordo com estimativa da Ipsos, a participação no primeiro turno deverá ser de 67,5%.

Participação recorde

Até as 12h do horário local, a participação era de 25,9%, um aumento de 7 pontos em relação a 2022. Há dois anos, a taxa de participação era de 18,43%. Os dados mostram um recorde em 43 anos, desde o primeiro turno das eleições legislativas em 1981.

Direita nacionalista avança como favorita

Os franceses vão às urnas neste domingo, 30, no primeiro turno das eleições legislativas. A votação poderá derrubar a aliança centrista do presidente Emmanuel Macron.

O processo de dois turnos, com a próxima votação marcada para 7 de julho, foi convocado depois de o Rassemblement Nacional – partido de Marine Le Pen – ter registrado uma vitória histórica nas eleições para o Parlamento Europeu, no início de junho.

Pesquisas indicam que o partido de Le Pen sairá vitorioso nas legislativas. O mandato de Macron vai até 2027, e ele já disse que não vai renunciar, qualquer que seja o resultado.

Sondagens publicadas na última quarta-feira, 26, dão ao Rassemblement Nacional e seus aliados a liderança com 36% das intenções de voto.

Se a sigla conquistar a vitória após o segundo turno da votação em 7 de julho, a expectativa é de que Jordan Bardella (foto), de 28 anos, —que divide a liderança do partido com Marine Le Pen— seja nomeado primeiro-ministro.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário