Você está visualizando atualmente Helicóptero que caiu no Irã transportava nove pessoas, incluindo o líder do país; veja quem são
Foto: RCP/Medea

Helicóptero que caiu no Irã transportava nove pessoas, incluindo o líder do país; veja quem são

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Mundo
  • Comentários do post:0 Comentário

Buscas já passam de 18 horas; autoridades do país conseguiram a localização exata da aeronave.

Nove pessoas integravam a aeronave que fez um pouso forçado no noroeste do Irã neste domingo (19), incluindo autoridades, membros da equipe de voo e de segurança.

Na madrugada desta segunda-feira (20), o Irã confirmou a morte de seu líder máximo, Ebrahim Raise, e a ausência de sobreviventes. No Brasil, a informação foi antecipada em primeira mão pelo Conexão Política por meio do X/Twitter, por volta das 22h do domingo.

Além de Raisi, o helicóptero transportava nove pessoas, conforme apuração do Conexão Política. Entre eles estão o ministro das Relações Exteriores Hossein Amir Abdollahian; o governador da província do Azerbaijão Oriental Malek Rahmati e o imã de Tabriz Mohammad Ali Alehashem. E compondo a aeronave, o piloto, copiloto, chefe de tripulação, chefe de segurança e um guarda-costas. Todos morreram no acidente.

As buscas já duram mais de 18 horas após o pouso forçado, com equipes enfrentando condições adversas como frio extremo, neblina e ventos fortes. As temperaturas na região montanhosa são negativas, dificultando ainda mais a operação de resgate. Mais de 20 equipes, incluindo a Cruz Vermelha do Irã e Azerbaijão, o exército iraniano, montanhistas e drones foram mobilizados para a busca.

A Turquia enviou helicópteros com visão noturna para auxiliar na operação, enquanto a Rússia forneceu mais de 50 socorristas e um avião para ajudar no local do acidente.

A morte de Raisi foi confirmada pelo vice-presidente Mohsen Mansouri e pela televisão estatal iraniana, que exibiu imagens do local do acidente mostrando os destroços do helicóptero. A emissora informou que a aeronave colidiu com o pico de uma montanha, mas a causa oficial do acidente ainda não foi divulgada.

No trajeto oficial, três helicópteros transportavam a comitiva. Dois deles pousaram sem problemas em Tabriz, enquanto o helicóptero de Raisi perdeu contato e caiu. Raisi estava na província do Azerbaijão Oriental para inaugurar uma barragem ao lado do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev.

A televisão estatal interrompeu sua programação regular para exibir orações em memória de Raisi em todo o país.]

Deixe um comentário